Notícias

01/06/2020 - Outros

Novos fertilizantes surgem como alternativa a nematóides


Pesquisas realizadas nos últimos anosa mostraram que alguns fertilizantes podem ser usados para o gerenciamento de nematoides, ativando mecanismos de defesa na planta, que melhoraram a lignificação da parede celular, reduzindo a penetração e a reprodução. Um desses exemplos é o Pack Seed,  uma mistura complexa de compostos de diferentes naturezas bioquímicas e biodegradáveis, registradas para o tratamento de soja, milho, trigo e feijão. 

Os nematoides estão entre as principais limitações da produtividade da soja no Brasil, com perdas anuais estimadas em aproximadamente R$ 16 bilhões. Entre os nematoides que causam maior dano, estão os nematóides da vesícula ( Meloidogyne javanica e M. incognita ) e as lesões radiculares Pratylenchus brachyurus. 

Como todos os métodos de controle têm limitações, são necessárias pesquisas para compor o manejo integrado, como o estudo da nutrição de plantas, uma vez que o conhecimento do modo de ação de cada produto pode explicar se eles agem isoladamente ou em sinergia, otimizando o controle dos nematoides. Portanto, dada a escassez de alternativas para controlar nemátodos na soja, são necessárias pesquisas para avaliar novas tecnologias. 

Nesse cenário, um trabalho da Fundação ABC foi realizado para verificar a eficiência do Pack Seed, via tratamento de sementes na dose de 3ml / kg, no manejo de Meloidogyne javanica na cultura da soja. A metodologia utilizada para avaliar os tratamentos foi a contagem da população do nematoide M. javanicanas nas raízes da soja e também seu efeito na produtividade. 

Considerando a coleta realizada no estágio R2, o tratamento com Pack Seed mostrou uma redução significativa no número de espécimes de M. javanicaem 10g de raiz em relação ao controle. Esse efeito pode ser atribuído ao fato de o produto ativar os mecanismos de defesa das plantas, como o aumento da síntese de metabólitos secundários, como as enzimas peroxidase e fenilalanina-amônia-liase, principalmente relacionadas ao enrijecimento da parede celular, o que torna a penetração, o movimento e o local de alimentação do nemátodo difíceis. 

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.